sábado, 3 de setembro de 2011

"Alimentação Saudável"

Esse projeto tem como objetivo a conscientização da alimentação correta e balanceada para os nossos alunos adolescentes. Levando-se em conta, que, tudo o que desenvolvemos e desempenhamos em nossas atividades diárias são, na maioria, reflexos do que nos alimentamos. A necessidade de uma alimentação correta, desde o início do dia (desejum), até o anoitecer (ceia) é de fundamental importância. A falta de informação, aliada, com o desejo do corpo bonito e perfeito: magra para as meninas e malhado para os meninos, fazem com que o principal componente - a alimentação fique em segundo plano, podendo causar ou mesmo gerar doenças que poderão desenvolver danos irreversíveis se não forem observados em tempo.
Desde uma anemia, que poderá ser eliminada se tratada em tempo, até as mais comprometedoras, que além de tratamentos médicos, psicológicos e psiquiátricos em muitos dos casos: a bulimia, anorexia podem deixar seqüelas irreparáveis.
O nosso projeto teve como parceiros, os professores de Geografia Isaac e de Educação Física, Camila. Essas matérias seriam também ajudadoras, tanto no momento das divisões de tarefas como nos momentos de ensaios. O professor Isaac que além de educador também desenvolve um lindo trabalho na arte teatral, pois o mesmo é ator, nos ajudou em como poderíamos dividir as tarefas entre os alunos, respeitando sempre as aptidões de cada um, e foi o que aconteceu.
A peça teatral foi elaborada pelos próprios alunos, as tarefas como: cenário, músicas, roupas, direção e elenco ficaram por conta dos mesmos, o que nos permitiu a possibilidade de observarmos características como: de liderança, organização, solidariedade, que ainda não havíamos notado (em alguns casos). Os ensaios aconteceram em nossas aulas e na apresentação, nós registramos em vídeo.
Após a apresentação, entregamos para cada um dos alunos uma ficha de auto-avaliação, onde estariam relatando todos os fatos que acharam relevantes e os que poderiam ter sido melhorados. Como é de se esperar, os alunos foram bastante sinceros e com um apurado senso de justiça, relataram com riqueza de detalhes (o que nós já havíamos observado), as falhas, mas também a grandiosidade de alguns colegas.
Foi a primeira vez que encerrei um projeto dessa forma, gostei muito, acho que houve uma interação maravilhosa por parte dos alunos e de meus colegas, quero continuar tentando novas técnicas, novos meios que me possibilite chegar ao aprendizado final de forma mais agradável e consistente.

Alunos confeccionando cartaz a partir de rótulos...
...ainda no grupo
...pensando em como poderá ficar melhor...
Trabalhando em equipe é melhor!

Um comentário:

  1. espero fazer varios trabalhos esse ano, principalmente maquetes,é meu trabalho favorito . =)

    ResponderExcluir