sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Olha que legal mais um vídeo nosso!
Oi pessoal, acabei de postar mais um trabalho maravilhoso realizado por nossos alunos do 9º ano. Foram várias formas de interpretação... A capacidade de inovar, pesquisar e buscar alternativas para uma apresentação com a "cara" de cada um foi fantástica! A cada ano me surpreendo com as novidades apresentadas. Parabéns a cada um de vocês que realmente utilizaram do tempo de pesquisa para descobrir e apreender novas e valiosas informações... Estarei sempre torcendo por vocês!!!
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Apresentação da experiências vividas...
Hoje estivemos reunidos, os professores das disciplinas de ciências e geografia no Auditório para Capacitação da Prefeitura Municipal de Campo Grande,compartilhando nossas experiências exitosas em sala de aula. Foi muito gratificante perceber, o empenho de nossos colegas em aprimorarem, cada vez mais a sua metodologia e com isso conseguir o principal objetivo: o saber do aluno. Foram trocas valiosas, a nossa escola foi representada pela professora Célia Lídia (geografia)e por mim.
Esteve presente, a professora Icléia Vargas (UFMS), doutora em Meio Ambiente, que muito nos ajudou dando dicas e sugestões sempre pensando na interdisciplinariedade. Estamos avançando, estudando, aprendendo e querendo sempre apreender para melhorar cada vez mais!!
“O saber deve ser como um rio, cujas águas doces, grossas, copiosas, transbordem do indivíduo e se espraiem, estancando a sede dos outros. Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades” (Gilberto Freyre)
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Professores Apaixonados...
Professores e professoras apaixonados acordam cedo e dormem tarde, movidos pela ideia fixa de que podem mover o mundo.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro. Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração. Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
Gabriel Perissé,
doutor em Filosofia da Educação pela USP e autor do livro O professor do futuro.
Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria.
Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.
Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro. Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração. Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
Gabriel Perissé,
doutor em Filosofia da Educação pela USP e autor do livro O professor do futuro.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
sábado, 24 de setembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
PROJETO: "RECICLANDO TUDO PARA NÃO PERDER O MUNDO"
Cronograma de nossas atividades
Data Dia da semana Turma Atividade Local
19/09/2011 2ª feira 9ºA Escolha do trab.
19/09/2011 2ª feira 8ºA Escolha receitas
20/09/2011 3ª feira 9ºB e 9ºC Escolha do trab.
21/09/2011 4ª feira 9ºD Escolha do trab.
21/09/2011 4ª feira 8ºD Escolha receitas
22/09/2011 5ª feira 7ºA e 7ºB Escolha dos jogos.
23/09/2011 6ª feira 8ºB e 8ºC Escolha receitas
21/10/2011 6ª feira 8ºB e 8ºC Apresentação
24/10/2011 2ª feira 8ºA e 9ºA Apresentação
25/10/2011 3ª feira 9ºB e 9ºC Apresentação
26/10/2011 4ª feira 8ºD e 9ºD Apresentação
27/10/2011 5ª feira 7ºA e 7ºB Apresentação
18 DE NOVEMBRO – FEIRA CULTURAL
Data Dia da semana Turma Atividade Local
19/09/2011 2ª feira 9ºA Escolha do trab.
19/09/2011 2ª feira 8ºA Escolha receitas
20/09/2011 3ª feira 9ºB e 9ºC Escolha do trab.
21/09/2011 4ª feira 9ºD Escolha do trab.
21/09/2011 4ª feira 8ºD Escolha receitas
22/09/2011 5ª feira 7ºA e 7ºB Escolha dos jogos.
23/09/2011 6ª feira 8ºB e 8ºC Escolha receitas
21/10/2011 6ª feira 8ºB e 8ºC Apresentação
24/10/2011 2ª feira 8ºA e 9ºA Apresentação
25/10/2011 3ª feira 9ºB e 9ºC Apresentação
26/10/2011 4ª feira 8ºD e 9ºD Apresentação
27/10/2011 5ª feira 7ºA e 7ºB Apresentação
18 DE NOVEMBRO – FEIRA CULTURAL
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Uma tristeza compartilhada... mesmo sem ter te conhecido de perto!
Quando ouvi a reportagem já fiquei entristecida com o teor de tudo aquilo que o repórter estava falando, pensei comigo, como tudo estava ficando banal, a vida... e me perdi em meio aos meus pensamentos por um momento. Até que com um susto, olhei para a foto da menina que havia acabado de perder a vida com apenas 12 anos, pude ter a certeza quando acessei o blog de sua professora! Por causa de uma brincadeira, com arma de fogo, como tantas que vemos e ouvimos diariamente. Estou perplexa com a facilidade que um jovem de 15 anos tem, em conseguir uma arma, por uns míseros reais e causar uma tragédia desse tamanho. Essa dor somente o tempo poderá aplacar, peço ao Senhor Jesus que conforte e console o coração e a alma de seus pais e familiares.
sábado, 3 de setembro de 2011
"Alimentação Saudável"
Esse projeto tem como objetivo a conscientização da alimentação correta e balanceada para os nossos alunos adolescentes. Levando-se em conta, que, tudo o que desenvolvemos e desempenhamos em nossas atividades diárias são, na maioria, reflexos do que nos alimentamos. A necessidade de uma alimentação correta, desde o início do dia (desejum), até o anoitecer (ceia) é de fundamental importância. A falta de informação, aliada, com o desejo do corpo bonito e perfeito: magra para as meninas e malhado para os meninos, fazem com que o principal componente - a alimentação fique em segundo plano, podendo causar ou mesmo gerar doenças que poderão desenvolver danos irreversíveis se não forem observados em tempo.
Desde uma anemia, que poderá ser eliminada se tratada em tempo, até as mais comprometedoras, que além de tratamentos médicos, psicológicos e psiquiátricos em muitos dos casos: a bulimia, anorexia podem deixar seqüelas irreparáveis.
O nosso projeto teve como parceiros, os professores de Geografia Isaac e de Educação Física, Camila. Essas matérias seriam também ajudadoras, tanto no momento das divisões de tarefas como nos momentos de ensaios. O professor Isaac que além de educador também desenvolve um lindo trabalho na arte teatral, pois o mesmo é ator, nos ajudou em como poderíamos dividir as tarefas entre os alunos, respeitando sempre as aptidões de cada um, e foi o que aconteceu.
A peça teatral foi elaborada pelos próprios alunos, as tarefas como: cenário, músicas, roupas, direção e elenco ficaram por conta dos mesmos, o que nos permitiu a possibilidade de observarmos características como: de liderança, organização, solidariedade, que ainda não havíamos notado (em alguns casos). Os ensaios aconteceram em nossas aulas e na apresentação, nós registramos em vídeo.
Após a apresentação, entregamos para cada um dos alunos uma ficha de auto-avaliação, onde estariam relatando todos os fatos que acharam relevantes e os que poderiam ter sido melhorados. Como é de se esperar, os alunos foram bastante sinceros e com um apurado senso de justiça, relataram com riqueza de detalhes (o que nós já havíamos observado), as falhas, mas também a grandiosidade de alguns colegas.
Foi a primeira vez que encerrei um projeto dessa forma, gostei muito, acho que houve uma interação maravilhosa por parte dos alunos e de meus colegas, quero continuar tentando novas técnicas, novos meios que me possibilite chegar ao aprendizado final de forma mais agradável e consistente.
Alunos confeccionando cartaz a partir de rótulos...
...ainda no grupo
...pensando em como poderá ficar melhor...
Trabalhando em equipe é melhor!
Desde uma anemia, que poderá ser eliminada se tratada em tempo, até as mais comprometedoras, que além de tratamentos médicos, psicológicos e psiquiátricos em muitos dos casos: a bulimia, anorexia podem deixar seqüelas irreparáveis.
O nosso projeto teve como parceiros, os professores de Geografia Isaac e de Educação Física, Camila. Essas matérias seriam também ajudadoras, tanto no momento das divisões de tarefas como nos momentos de ensaios. O professor Isaac que além de educador também desenvolve um lindo trabalho na arte teatral, pois o mesmo é ator, nos ajudou em como poderíamos dividir as tarefas entre os alunos, respeitando sempre as aptidões de cada um, e foi o que aconteceu.
A peça teatral foi elaborada pelos próprios alunos, as tarefas como: cenário, músicas, roupas, direção e elenco ficaram por conta dos mesmos, o que nos permitiu a possibilidade de observarmos características como: de liderança, organização, solidariedade, que ainda não havíamos notado (em alguns casos). Os ensaios aconteceram em nossas aulas e na apresentação, nós registramos em vídeo.
Após a apresentação, entregamos para cada um dos alunos uma ficha de auto-avaliação, onde estariam relatando todos os fatos que acharam relevantes e os que poderiam ter sido melhorados. Como é de se esperar, os alunos foram bastante sinceros e com um apurado senso de justiça, relataram com riqueza de detalhes (o que nós já havíamos observado), as falhas, mas também a grandiosidade de alguns colegas.
Foi a primeira vez que encerrei um projeto dessa forma, gostei muito, acho que houve uma interação maravilhosa por parte dos alunos e de meus colegas, quero continuar tentando novas técnicas, novos meios que me possibilite chegar ao aprendizado final de forma mais agradável e consistente.
Alunos confeccionando cartaz a partir de rótulos...
...ainda no grupo
...pensando em como poderá ficar melhor...
Trabalhando em equipe é melhor!
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
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